Onde ficar em Huaraz: minha experiência de hospedagem
Compartilhe
Se você está programando uma viagem para Huaraz, no Peru, a primeira coisa que precisa saber sobre a hospedagem é que, apesar de ser a base principal para os passeios do Parque Nacional Huascáran, a cidade não fica na “porta de entrada” de nenhum dos passeios. Você sempre levará algumas horas até chegar em qualquer um dos destinos, a menos que escolha algumas opções pontuais mais próximas. Como isso requer mais dinheiro e logística – afinal, em Huaraz existem diversas agências e turistas saindo para os passeios todo o tempo, o que facilita tudo – eu optei por ficar na cidade.
Onde eu me hospedei: El Jacal
Quer R$ 179 de desconto no Airbnb? Faça sua primeira reserva usando este cupom.
A minha escolha de hospedagem foi o El Jacal, uma pousada muito próxima do centro da cidade. Esta foi uma das melhores decisões da minha viagem pelo Peru! Isso porque a equipe foi incrivelmente simpática e solícita todo o tempo. É uma pousada bem simples, sem luxo, mas confortável. Tem uma estrutura bem pensada para quem faz os passeios locais. Importante: o lugar não tem elevador e você terá que carregar sua bagagem para o quarto, que pode estar no primeiro ou no segundo andar. O café da manhã é servido no terraço/terceiro andar.
A localização é muito boa. Nós chegamos de Lima às 6h30 no ponto da Cruz Del Sur e em poucos minutos de caminhada – carregando o mochilão – já estávamos na pousada. Ela fica muito próxima do centro da cidade, onde a maioria dos guias costuma terminar o passeio. Muito próximo à pousada também está um supermercado grande.
A equipe nos ajudou a organizar os passeios, mesmo quando decidimos em cima da hora. A verdade é que, pesquisando na cidade você poderá encontrar preços menores, mas, se precisar, eles resolvem tudo ali mesmo! Isso quebra o galho, principalmente se quiser fazer um passeio no mesmo dia que chegar.Assim que fizemos o check-in, informamos o passeio que gostaríamos de fazer e eles telefonaram rapidamente para uma agência (a Gold) marcando o nosso horário. Realizamos o pagamento na própria pousada.
Pontos positivos
- Dão garrafas de água de cortesia, e deixam disponíveis garrafas térmicas com água quente e chás em todos os andares;
- Há uma belíssima vista da cidade e das cordilheiras no terraço onde é servido o café da manhã;
- Guardaram nossas malas antes do check-in e após o check-out. Elas ficam em uma sala que todos os hóspedes que usam o mesmo serviço têm acesso, mas não tivemos nenhum problema de segurança;
- Pudemos tomar banho no banheiro compartilhado após o check-out. Eles também fornecem toalhas para esse banho e não cobram por isso;
- Apesar do Booking marcar que não havia café da manhã, ele estava incluso. Até nos permitiram tomar café da manhã no primeiro dia sem custo adicional, mesmo com nossa diária começando às 12h. O café da manhã era composto por pão, azeitonas, manteiga, fruta, suco, chás e ovos fritos ou mexidos com queijo e presunto. É simples, mas delicioso;
- Cama confortável.
Ponto negativo
O único ponto negativo que eu tenho a listar é que as toalhas brancas deles estavam bem manchadas. Fiquei com receio e acabei usando todos os dias a toalha de secagem rápida que levei na bagagem.
Ao pesquisar, fique atento
Na minha pesquisa sobre Huaraz encontrei muitos alertas para checar as informações sobre banho quente, pois muitas hospedagens têm horários restritos para o aquecimento da água ou costumam ter problemas com ele (experimentei essas duas coisas em outras cidades do Peru). Na pousada em que fiquei, o chuveiro estava quentinho e com boa pressão de água.
Mais opções
Quando eu viajo, além dos comentários dos sites de reserva, sempre procuro ver indicações de blogueiros. Aqui estão hospedagens que receberam reviews de outros blogs:
Llanganuco Mountain Lodge
A opção para quem quer ficar de frente para o parque Huascáran e está disposto a pagar por isso é o Llanganuco Mountain Lodge. Ele fica longe da cidade, por isso oferece pensão completa. A alimentação tem opções vegetariana, vegana, sem glúten ou lactose, e para celíacos. Prepare-se para vistas belíssimas de todas as janelas! “Evitamos tempos longos de estrada para os passeios; Não precisamos contratar agências e guias; Ficamos com o horário livre para chegar nos trekkings antes da multidão; Dormimos em contato com a natureza e nos afastamos um pouco da cidade.”
- Quem se hospedou: Thaís Towersey, em 2018.
Olaza’s Guest House
“Quartos ótimos e muito confortáveis com bons banheiros, gostei da decoração e do atendimento e o café da manhã é DELICIOSO (experimente o crepe de banana!). Ah, contam também com cozinha compartilhada muito boa e um terraço super agradável com vista da cidade. Opção excelente para quem busca maior conforto com ótimo custo x benefício.”
- Quem se hospedou: Carla Boechat, em 2017.
Hostel Churup
“Sabe aquele hostel com cara de casa de vó? Lareira, terraço e poltronas que abraçam a gente vem incluídas no pacote desse hostel com cara de pousadinha. […] O Churup não é tão central, fica umas 5 quadras da Plaza de Armas. Isso é um problema à noite, não se recomenda andar a pé depois das 10, mas isso na cidade toda. Da estrutura do hostel não tem o que falar: cozinha sempre limpa, banheiro com água quente o dia todo, um café da manhã digno de pousada e uma área em comum super aconchegante. Fora que tem um terraço com uma vista linda da Cordillera Blanca. Imperdível! Os quartos são pequenos, com apenas 3 ou 4 camas, o que é bem bom… É uma privacidade boa pra uma cidade que tem esporte como base. Lockers grandes que cabem o mochilão todo.”
- Quem se hospedou: Camila Lisboa, em 2015.