Digite para buscar

Chile

Como comprar um chip para celular e internet no Chile

Compartilhe

Comprar um chip local é a melhor maneira de usar a internet no seu celular quando estiver viajando para outro país. Com ele, você garante estar sempre conectado para fazer pesquisas, checar sua localização e trocar mensagens. No Chile, as operadoras são Entel, Movistar, Claro, Won e Virgin. Entel e Movistar são as principais. Você poderá comprar seu chip em um dos quiosques, que eles chamam de “quioscos” e estão espalhados pelas cidades. É fácil encontrá-los: são bancas ou lojinhas que geralmente têm identificações dos logos das operadoras. Na hora de comprar, pergunte por “Tarjeta SIM” ou “chip“.

Principais tópicos deste post:

Como ativar um chip chileno?

Atualmente, você não precisa fazer nenhum cadastro ou identificação específica para ativar o seu plano pré-pago no Chile. É só comprar um chip e colocar créditos para utilizá-lo. Alguns já vêm com planos de dados, o que pode ajudar a economizar. Na hora de colocar o chip no seu celular, você pode pedir ajuda ao vendedor. Lembrando que o seu celular deve estar desbloqueado para a utilização de outras operadoras.

https://www.high-endrolex.com/46

Quanto custa o chip e o plano pré-pago?

Chip da Movistar no Chile
Meu chip da Movistar comprado no Paseo Ahumada, em Santiago, no Chile.

Os chips custam em torno de $2000 (aproximadamente R$10,60 em janeiro/2020), e você pode até conseguir um de graça em algumas operadoras. O quanto você vai gastar com recargas vai depender do plano e da operadora escolhida.

Na minha ida a Santiago, optei por um chip da Movistar por ter pesquisado e conferido que eles tinham um plano de uso livre por um bom preço. E dei sorte. Por $2000, comprei um chip que incluía um plano para uma semana com 2GB de uso de dados, 200 min para ligações e redes sociais ilimitadas. Usei a internet normalmente sem me preocupar e não precisei colocar crédito durante os 7 dias da minha viagem.

Eles chamam o plano pré-pago de “bolsa”. Na hora da comprar de alguma bolsa/saldo, pode ser solicitado o RUT, documento de identidade chileno, peça ajuda ao vendedor. Listei algumas opções interessantes* disponíveis no site de cada operadora para uma viagem de uma semana, mas vale lembrar que, como citei acima, algumas delas também têm pacotes inclusos na compra do chip:

  • Entel – 7 dias por $3000: 2,5GB + 150 min de ligações + 1GB adicional;
  • Movistar – 7 dias por $5290: GB ilimitados + Minutos ilimitados;
  • Claro – 7 dias por $2500: 2,5GB + redes sociais ilimitadas;
  • WON – 10 dias por $7990: GB ilimitados + Minutos ilimitados;
  • Virgin – 7 dias por $2000: 2GB + 50min + Facebook e WhatsApp ilimitados;

*Planos pesquisados em janeiro de 2020. Confira os sites das operadoras para conferir a versão atualizada e demais informações.

Onde encontrar os chips em Santiago e outras cidades?

Em Santiago, prefira não comprar o chip no aeroporto, onde ele custa mais caro. Se precisar de internet lá, use a Wi-Fi livre. Na cidade, você irá encontrar o chip em quiosques, bancas, lojas de conveniência etc. A loja da própria Movistar não vende o chip, então comprei o meu em um quiosque na rua Paseo Ahumada, logo depois de fazer o câmbio na rua Agustinas. Caso esteja no bairro Providencia, outros pontos de venda fáceis são as lojas do subsolo do Shopping Costanera e as lojas da galeria do metrô Los Leones.

Em San Pedro, no Atacama, você também poderá comprar chip em quiosques e mercadinhos.

Como instalar o chip chileno e desativar o brasileiro?

Siga os mesmos passos que você faria com qualquer chip no Brasil. Desligue o celular, abra a portinha de chip usando uma chave específica ou até um brinco. Coloque o chip novo e ligue o celular. Talvez você precise reiniciá-lo depois para receber uma mensagem de confirmação da operadora com seu novo número.

Caso o seu celular seja Dual Sim, prefira desativar o uso do chip brasileiro. Para isso, no seu Android, vá em Configurações, procure Gerenciamento de cartão SIM e toque no chip desejado para ativá-lo e desativá-lo.

Os chips são destacáveis para que você possa utilizá-los de acordo com o tamanho específico para o seu celular. Por exemplo, o Samsung S8 usa o Nano Sim, então é só destacar o chip no último recorte.

Como comprar só um chip e ter internet em mais de um celular

Sim, você pode compartilhar a internet de um celular para outros aparelhos, incluindo celulares e notebooks. Para ver o passo a passo no Android e no iPhone, dê uma lida neste artigo do TecMundo. Entenda: seu celular passa a funcionar como um roteador Wi-Fi. Lembre-se de que o sinal só funcionará até uma determinada distância. Pode ser um jeito de economizar, mas não vai ajudar se alguém se perder de você.

Como usar o meu WhatsApp? E como desativá-lo?

Não se preocupe. O seu WhatsApp continuará funcionando normalmente, mesmo se você trocar de chip ou ficar sem nenhum chip – neste último caso, você precisará pelo menos de Wi-Fi.

Agora, se o que você quer é continuar usando internet e ficar livre dos milhares de grupos no meio da sua viagem, dê uma olhada neste artigo do TechTudo que ensina como desativar o WhatsApp temporariamente.

Os chips funcionam no Atacama e nas estações de esqui?

Sim, mas nos passeios do Atacama você ficará sem sinal de celular, não tem jeito. Além disso, algumas operadoras têm cobertura melhor do que outras. As mais indicadas são Entel e Movistar. Em geral, os hoteis terão Wi-Fi, mas um chip pode ser uma boa alternativa caso a conexão esteja ruim.

Vale a pena usar o meu chip brasileiro?

No geral, não. A tarifas internacionais são muito altas.

Veja também

Tags
Emi Vieira

Viajante apaixonada por explorar e fotografar o mundo. Na vida de escritório trabalho com estratégia de dados em grandes veículos de comunicação. Baiana morando em São Paulo.

  • 1

2 Comments

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.