Digite para buscar

São Paulo

Lugares para ir sozinha em SP: o que fazer em São Paulo

Compartilhe
Vila Itororó, em São Paulo

São Paulo é definitivamente uma das melhores cidades para mulheres passearem ou viajarem sozinhas no Brasil. Além dos diversos programas para você se curtir, a capital também tem diferentes grupos se o seu lance é conhecer outras pessoas. Para quem é do time que tem vergonha de andar sem companhia, eu juro: ninguém está reparando nisso.

Eu amo fazer coisas sozinha e, na verdade, considero que qualquer lista de coisas para fazer em SP já é ótima para você montar o seu roteiro. Aqui eu reuni as coisas que considero mais legais para você aproveitar sua própria companhia, mas aproveite para ir além dela! :)

Visitar museus e exposições

Visitar museus e exposições é um programa que fica ainda melhor quando você está só. Você não precisa se preocupar com o ritmo do outro: pode parar para admirar cada uma das obras que mais gostou, ler todos os detalhes e descrições ou, quem sabe, passar por tudo rapidão se descobrir que não está tão legal assim.

Entre as melhores opções de museus, coloque na sua lista: Pinacoteca, MASP, Farol Santander, MIS, Museu da Língua Portuguesa, Itaú Cultural, IMS, Catavento Cultural e Tomie Ohtake.

Conhecer cafeterias

Perseu Coffee House, logo atrás do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Sente em uma cafeteria e tome um cafézinho enquanto come alguma delícia. Aproveite para observar o local, ler um livro ou colocar as mensagens em dia. Ótimas opções são o Café Zinn, Futuro Refeitório, King of the Fork, Astronauta Café, Perseu, Botanikafé ou qualquer Starbucks.

Caminhar no parque

Uma caminhada no parque em um dia de clima bom também é um ótimo passeio para fazer sozinha em SP. A principal opção é o Parque Ibirapuera, mas você também pode aproveitar outros locais como o Parque Villa-Lobos ou o Parque da Água Branca. Coloque seus tênis, roupas leves e carregue a sua canga. Vá relaxar! :)

Fazer um workshop

Workshop Deixa Que Eu Faço, do Agiliza Lab. Foto: Instagram @agilizalab.

O que você tem vontade de aprender? Aproveite para desenvolver habilidades e de quebra ainda fazer novas amizades em cursos e workshops presenciais. Eu indico demais o Deixa Que Eu Faço, workshop de um dia da Mari Pavan que ensina técnicas básicas de manutenção residencial para mulheres. Outra opção é o Introdução à Marcenaria para Mulheres, de Eva Mota, no Oficinalab. Um workshop que tem feito sucesso nas redes sociais é o Tufting Experience do Rug Lab, em que você faz seu próprio tapete divertido com ajuda dos instrutores.

Curtir shows

Auditório Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Eu nem sei contar em quantos shows já fui sozinha. Se não tenho companhia e quero ir, vou e pronto! Ninguém está reparando em você, e sim nos artistas. É claro que é preciso checar se o local é seguro e ter cuidado redobrado, principalmente com possíveis muvucas, chances de briga e na hora de voltar para casa, né? :) Entre os meus lugares preferidos para shows estão o Auditório do Ibirapuera, a Casa Natura e os SESCs. Outro clássico para aproveitar uma boa música são os concertos da Sala São Paulo.

Participar de um walking tour

Uma ótima pedida de passeio sozinha em qualquer país é um walking tour, caminhada guiada em grupo. É bom um programa para descobrir mais da região e ainda conhecer novas pessoas. Em SP, O Melhor de Sampa organiza diferentes caminhadas e tours gastronômicos temáticos por bairros da cidade.

Almoçar ou jantar

Leve-se para almoçar ou jantar em um dos milhares de restaurantes da cidade. Veja aqui uma lista para ajudar sua escolha.

Ter um dia de spa

Dê-se o dia de autocuidado e relaxamento que você merece. Você pode conhecer o primeiro spa vegano de SP, Santai Spa; ter um dia refinado no Aigai Spa; ou ter uma experiência de isolamento sensorial no Flutuar.

Tomar uns drinks

Sente-se à mesa ou ao balcão e aproveite uns bons drinks. Entre as opções de lugares confortáveis para você visitar sozinha estão a Balsa (tenha cuidado na chegada e na saída pois a região central de SP não está segura). Se você estiver disposta a gastar mais, uma opção inesquecível é o Punch, um pequeno bar no estilo izakaya em que você senta ao balcão e tem os drinks propostos de acordo com o seu próprio gosto pelos baristas da casa.

Ir para a balada

Foto: Instagram @milo_garage

Uma balada em que você pode ir sozinha e se sentir segura é a Milo Garage, com programação focada em rock, indie e pop. Quem curte forró indica o Canto da Ema, que antes dos shows tem até aulas para quem não sabe dançar.

Participar de um encontro de board games

Quer se divertir com jogos de tabuleiros, mas não tem companhia? O Bodogami tem o Dojo do Tabuleiro, um encontro para jogadores conhecerem outros jogadores.

Ver um filme

Nada de ter vergonha de ir ao cinema sozinha, tá? Daqui a pouco a luz apaga e ninguém nem vai saber que você esteve lá. Aqui estão algumas ideias de como combinar a sua ida ao cinema com outros programas:


E o que não fazer sozinha?

  • Acima de tudo: descuidar da sua segurança. Temos que seguir as regras básicas de sobrevivência para mulheres no Brasil, infelizmente;
  • O centro de São Paulo não é seguro atualmente. Se for fazer passeios nessa região, tenha cuidado e procure as rotas mais seguras;
  • Fique de olho nos seus pertences. Mantenha bolsa, carteira e celular sempre para frente.
Emi Vieira

Viajante apaixonada por explorar e fotografar o mundo. Na vida de escritório trabalho com estratégia de dados em grandes veículos de comunicação. Baiana morando em São Paulo.

  • 1

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.