O que fazer em Maresias: trilha de Maresias para Paúba com mirantes
Compartilhe
Uma trilha leve e com uma bela vista garantida: esta é a passagem entre as praias de Maresias e de Paúba, no litoral norte de São Paulo. A travessia percorre o morro que divide as duas praias em cerca de 30 a 40 minutos de caminhada. Um passeio imperdível para quem procura o que fazer em Maresias.
Fizemos a trilha por indicação da anfitriã da nossa hospedagem. Saímos de Maresias em direção à Paúba. Confesso que, sedentária como estava, fiquei cansada, principalmente no início, quando a subida é um pouco mais íngreme. Mas foi tranquilo o suficiente para toparmos o mesmo trecho na volta! Inclusive, achei a volta ainda mais bonita, porque nessa direção você fica mais tempo de frente para a vista aberta. :) E olha como ela é:
Como chegar
Há sinalização do início da trilha nos dois lados. Não sei se é o mais indicado, mas entramos na trilha atravessando o rio no canto esquerdo da praia de Maresias. Logo ali há um portãozinho que fica destrancado — o acesso é liberado mesmo, tá? —, este das fotos abaixo. Depois de entrar, é só caminhar um pouco e você já encontra o início da trilha, sinalizado por placas. Segundo a Veja São Paulo, há outra entrada para este caminho pela Avenida Francisco Loup, após a ponte do Rio Maresias.
A trilha
Depois é só seguir! O caminho é de terra, com alguns trechos com pedras e passagens pela beira do morro. Em algum momento, você vai topar com uma bifurcação que leva para um mirante ou para a descida até a praia de Paúba.
No meio do caminho, também há uma escadaria que permite acessar a Praia dos Pescadores, a Prainha. Acabamos não indo até ela, mas nos indicaram que esta é uma praia estreita e cercada de pedras que fica belíssima em dias de sol, quando a água fica transparente.
Nas proximidades de Paúba começam a aparecer paralelepípedos e, pouco depois, você já está em um condomínio com acesso à praia.
Passamos algumas horas curtindo a beira do mar e depois voltamos pelo mesmo caminho.
Eu adoro vistas do alto, então achei que valeu muito a pena fazer esse passeio.